la madre e otras cositas.


o querido cacá postou no seu blog uma entrevista muy esclarecedora da psicóloga argentina laura gutman, falando sobre maternidade e vida contemporânea.
ela fala (muito clara e precisamente) de questões que nos rodeiam o tempo todo. fala de como o papel da mãe perdeu status para a vida profissional e por isso vivemos angustiadas com nossas identidades construidas; fala da família nuclear (papai, mamãe e filhinho...) como um modelo falido. fala de como estamos sozinhas em nossa escolha pela maternidade atuante, fala do retorno da "tribo" ou seja, da educação compartilhada.
me senti bem identificada com suas ideias e questões, na minha enorme vontade de acertar como mãe e como pessoa. talvez seja possível economizar em análise psicanalítica no futuro (hehe...), prestando bastante atenção nessa fase intensa e decisiva que são os primeiros anos de vida. espiem lá!

Um comentário:

Flavia disse...

Eu lí um livro da Laura Gutman (que é muito popular aqui na Espanha tambem) na minha ultima semana de gestação.
" a maternidade e o encontro com a própria sombra " e apesar de não concordar 100% com todo o livro, aprendi muito com ele, e me foi muito util no periodo da quarentena, que me dei o luxo de seguir ao pé da letra os conselhos da Laura e durante esse tempo não fiz nada alem de descansar, amamentar, me alimentar, deixar que me cuidem, e me dedicar o maximo ao meu pequeno. Se você tiver a oportunidade de ler esse livro. Super recomendo!

bjs