lambuzeira é bom!

outro dia presenciei uma cena constrangedora e desnecessária. Uma mãe repreeendendo em voz alta a filha que havia sujado o braço de tinta. Ora, ora, se até os espertos publicitários da campanha de sabão em pó já declararam que "se sujar faz bem", essa mãe estava sendo tão impertinente naquele momento que tive vergonha por ela. O que ela reclamava (_ como faz pra limpar isso agora hein?!) ia contra toda a espontaniedade e experimentação da menina. E daí que sujou? Grande coisa perto da sensação de tocar a tinta, perceber a cor, viver o momento. Se nossas vidas podem ser bestas e curtas, a infância mais ainda, minha senhora!

a menina ainda tentou argumentar:

_ mas a senhora acha mesmo que eu "fazeria" isso de propósito?

a mãe se desconcertou, mas para não perder seu argumento de adulta dona da verdade, lançou essa pérola:

_ a tinta é pra pintar o desenho. tem que fazer "desenho bonito", não isso aí no seu braço!

pronto. em menos de um minuto já se deturpou a ideia sobre o que, de fato, seja "arte". o mundo se divide entre os sujos e os limpinhos... fiquei mal por elas e por mim. pensei sobre a minha própria mania de arrumação aqui em casa e jurei que ia ficar atenta a esses deslizes. isso fere uma criança para sempre. certos constrangimentos públicos ficam povoando a gente por muito tempo e lá se vai a criatividade direto pro ralo. pensei também nos meus aluninhos e jurei pra mim mesma que ia me sujar bastante com o guido e com eles, fazendo muita arte conceitual por aí!

2 comentários:

Rê Perilo disse...

Oi Fafi!!
Que lindo está o Guido no bumbo! Ele tem uns olhinhos espertos que dá gosto de olhar!
E sobre o post sinceramente, não entendo como algumas pessoas conseguem ser tão insensíveis pra arte! O meu marido pinta, e nós já decidimos que lá em casa vai ter determinada parte da parede que o Miguel vai poder rabiscar! Seja de tinta, de caneta, como quiser... O bom mesmo é incentivar!
Ah, tem outra coisa... Desculpe a cara de pau (rsrs) mas li sobre seu parto, e gostaria de te fazer algumas perguntas! Você pode me dar o seu email?
Queria algumas indicações e tirar algumas dúvidas!
Ah, o bloguinho novo já está linkado e mais tarde vou falar sobre ele!

Beijocas em você e no Guido!

luisa furman disse...

oi Fafi, quanto tempo!
Também fico constrangida com essas reações ridículas que acabam com a espontaneidade das crianças!!
O Guido tá muito lindinho, parabéns! Quero conhece-lo!
beijo